TRE-DF vai reduzir número de eleitores por seção no 2º turno

TRE-DF vai reduzir número de eleitores por seção no 2º turno

Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) vai reduzir o número de eleitores por seção eleitoral no segundo turno das eleições, marcado para o dia 30 de outubro. Além disso, serão abertos novos locais de votação nas zonas mais congestionadas. A Corte vai também solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a substituição das urnas de modelo 2020. As medidas ocorrem em razão das filas que se formaram em algumas seções eleitorais no primeiro turno. 

ELEIÇÕES 2022

Candidatos que disputarão o segundo turno podem usar 50% além do limite de gastos

De acordo com o TRE-DF, no primeiro turno, o comparecimento em massa de eleitores ocorreu nos horários de pico, entre 10h e 11h, e entre 16h e 17h. O desembargador Roberval Belinati, presidente da Corte, disse que, em alguns locais, foram detectadas falhas na distribuição das seções, que ficaram muito próximas e deveriam ficar em salas mais distantes.

VEJA NO VÍDEO AS ORIENTAÇÕES DADAS PELO TRE-DF PARA O PRIMEIRO TURNO

 

"Observamos, ainda, que houve dificuldade na validação da biometria em alguns locais, especialmente de urnas de modelo mais antigo," destacou o desembargador. "Em relação ao planejamento, detectamos que algumas urnas tiveram mais de 400 eleitores cadastrados, e 42 urnas quebraram e tiveram que ser substituídas, o que também causou atraso na votação”, complementou. 

LEIA TAMBÉM

O TRE pretende, ainda, redistribuir melhor as urnas nas escolas, dando mais espaço entre uma seção e outra, para evitar aglomeração nos locais, e intensificar a orientação aos agentes eleitorais para ampliar a celeridade do atendimento aos eleitores. A Corte eleitoral prometeu providências, como a ampliação do auxílio aos eleitores nos pontos críticos.

Fonte https://noticias.r7.com/eleicoes-2022/tre-df-vai-reduzir-numero-de-eleitores-por-secao-no-2-turno-05102022