Dieta cetogênica: opção low carb pode prevenir diabetes, sugere estudo
A dieta cetogênica se popularizou por conciliar alimentos ricos em gorduras boas e proteínas e eliminar quase que completamente as fontes de carboidratos. Um estudo publicado nessa quarta-feira (26/10), na revista Jama, traz evidências de que a estratégia alimentar é benéfica para pessoas pré-diabéticas.
Os pesquisadores da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, descobriram que o regime reduz significativamente os níveis de açúcar no sangue, contribuindo para a prevenção do diabetes tipo 2.
“Nós já sabíamos que uma dieta pobre em carboidratos é uma boa abordagem para pessoas que têm diabetes tipo 2, mas não havia evidências sobre os efeitos desta dieta sobre o açúcar no sangue”, disse a principal autora do estudo, Kirsten Dorans.
Redução da glicose
Durante seis meses, os cientistas analisaram dados de 150 pessoas com idades entre 40 e 70 anos. Os participantes tinham níveis de açúcar no sangue compatíveis com pacientes pré-diabéticos e diabéticos, mas nenhum deles tomava medicações para a doença.
No período da pesquisa, um grupo seguiu com a dieta habitual e o outro com a cetogênica, comendo apenas 16 gramas de carboidratos por mês, o equivalente a uma fatia de pão.
Ao final dos seis meses, exames mostraram que os voluntários do grupo que seguiu a dieta cetogênica tiveram uma redução de 0,19% a 0,33% na quantidade de glicose no sangue, a hemoglobina A1c. Enquanto isso, as pessoas que mantiveram outras dietas tiveram redução de apenas 0,02 a 0,10%.
Embora redução seja “modesta”, Kirsten, que é professora assistente de epidemiologia da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade de Tulane, avalia o índice como “clinicamente relevante”.
“A mensagem principal é que uma dieta pobre em carboidratos, se mantida, pode ser uma abordagem útil para prevenir e tratar o diabetes tipo 2”, escreveu.
Fonte: https://www.metropoles.com/saude/dieta-cetogenica-opcao-low-carb-pode-prevenir-diabetes-sugere-estudo